O que é o Dente Incluso ou Impactado?
Dente incluso ou impactado é aquele elemento dentário que, apesar de totalmente desenvolvido, não conseguiu erupcionar no período adequado. Dentes não erupcionam principalmente devido à falta de espaço na arcada dentária. Os principais dentes impactados são os terceiros molares (sisos), caninos superiores e pré-molares inferiores.
​
Os terceiros molares (sisos) são os principais dentes inclusos por serem os últimos dentes a erupcionarem e por não terem espaço na arcada dentária. Como regra geral, baseando-se nos princípios da odontologia preventiva, todos os dentes impactados devem ser removidos antes que haja complicações, a menos que, por motivo maior, a remoção esteja contra indicada. A remoção dos dentes impactados torna-se mais difícil com o avanço da idade.
Pré-operatório
Para que a extração seja realizada é necessário que o paciente realize exames de imagem, como uma radiografia panorâmica, para que nervos e estruturas adjacentes sejam localizados e preservados.
Técnica cirúrgica
Dentre as técnicas utilizadas está a sedação por via oral com o uso de medicamentos ansiolíticos que visam a redução do stress, pressão arterial e frequência cardíaca. Além da sedação, utilizamos medicamentos antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos que visam eliminar os riscos de infecção, inflamação e dor pós operatória.
Cirurgia
A cirurgia pode ter duração entre 60 e 90 minutos, dependendo da complexidade e da quantidade de dentes a serem removidos. É realizada com auxílio de equipamentos modernos, anestesia com drogas anestésicas de longa duração e com técnicas operatórias precisas, onde o trauma cirúrgico é o menor possível e a recuperação pós operatória é bastante tranquila.

Dr. Gustavo Campolina
CRO-DF 8305
Formação Acadêmica:
-
Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista – Unidade Brasília.
-
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela ABO-DF (2012).
-
Especialista em Implantodontia pela UNIP-DF (2010).
-
Especialista em Ortodontia pela HODOS – DF (2016).
-
Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Leopoldo Mandic – Campinas, SP.
​
Aperfeiçoamentos:
-
Tratamento de DTM e Artroscopia.
-
Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática.
​
Atuação Profissional:
-
Instituto Campolina – Clínica Especializada em Odontologia Cirúrgica.
-
Cirurgião Bucomaxilofacial no Hospital Daher – Lago Sul.
-
Monitor de pós-graduação no curso de Cirurgia Oral pelo Instituto Aria.
Quem Somos

O Instituto Campolina de Cirurgia BucoMaxiloFacial, em Brasília, conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento de casos de alta complexidade. Com profissionais especializados e sob a direção clínica do Dr. Gustavo Campolina, contamos ainda com tecnologia de ponta, que permite refinamento nos resultados pós-cirúrgicos com melhor recuperação de nossos pacientes.

-
O que é cirurgia ortognática?A cirurgia ortognática é um procedimento especializado que corrige deformidades nos ossos maxilares e mandibulares, restabelecendo o equilÃbrio facial e melhorando funções como mastigação, respiração e fala.
-
Por que a cirurgia deve ser feita por Cirurgião Bucomaxilofacial?O Cirurgião Bucomaxilo é o profissional mais habilitado para realizar a exodontia de dentes inclusos, pois este apresenta extensa formação cirúrgica, garantindo agilidade, habilidade e precisão nos procedimentos cirúrgicos, além de estar apto a reverter qualquer tipo de complicação.
-
Como é a recuperação pós operatória?Os pacientes deverão ficar de 3 a 5 dias de repouso absoluto, aplicar gelo na face e tomar os medicamentos conforme prescrição. A alimentação deverá ser gelada e pastosa para evitar sangramentos e edema intenso.
-
A cirurgia é apenas estética?Não. Embora proporcione benefÃcios estéticos significativos, o principal objetivo é funcional: melhorar a mastigação, respiração, fala e aliviar dores articulares na ATM (Articulação Temporomandibular).